Estou de volta
Ônibus, Buso, Bumba, Cata-jeca...
Eu sempre estou andando de ônibus. Sei o itinerário completo de praticamente todas as linhas da minha cidade (Santos, lembra?). Como especialista em ônibus, bolei um breve manual estúpido de como andar de ônibus corretamente ou andar de ônibus e tentar sair ileso. São sábios conselhos. É pra quem anda direto confirmar e pra assustar quem nunca andou de ônibus e viveu até hoje acostumado com o ar condicionado do carrinho da mamãe quando ela levava (ou ainda leva) na escola, no shopping, na balada......Have fun.
1) Prepare-se psicológicamente para o pior, sempre. Lembre-se de que Murphy estará sempre ao seu lado na hora de andar de ônibus. É só uma regrinha básica e universal.
2) Saia de casa de tênis de corrida, pois as chances de o seu ônibus passar bem quando você está quase chegando no ponto são muito grandes (Isso! Aquele que vai demorar mais 500 anos para passar novamente!).
3) Ao adentrar o ônibus e perceber que há apenas um único assento disponível, dê uma checada antes de sentar com tudo, achando que vc é o maior sortudo do mundo. Você pode estar sentando em um banco solto, inexistente, molhado ou pior, vomitado.
4) Nos horários de pico, prepare-se para empurrar os outros, pedir licença para perfurar o aglomerado de pessoas que se concentra logo depois da catraca e impede a qualquer um de passar.
5) Uma dica: sempre que passar um ônibus da sua linha que estiver lotado cheio de gente espremida como uma lata de sardinha, não se desespere. Sempre vem um bem vaziozinho um minuto depois (ou logo depois que vc entra na lata de sardinha e vc vê ele ultrapassando o seu. Fora os passageiros que olham para dentro do seu ônibus se gabam de sua sorte - "Bem feito! ha ha ha!").
6) Cuidado. Quanto mais atrasado você estiver , mais problemas o seu ônibus vai apresentar. Pode quebrar, bater, ser assaltado, o motorista pode parar pra ficar conversando com um velho amigo no ponto de ônibus, pode parar em um engarrafamento....
7) Não adianta levar um kit entretenimento para sua breve viagem. Se levar walkman ou discman, mesmo se estiver no último volume, a barulheira do motor do busão vai se sobrepor ao da sua música favorita. Se você preferir um livro ou uma revista, também nem adianta, pois o ônibus vai sacolejar tanto que você vai ficar enjoado. Ou pior, assim que você abrir seu objeto de leitura, algum panaca do seu lado vai enfiar a cara pra ler junto, achando que vc nem está reparando. Se levar um snackzinho: com os trancos que o bumba vai dar ou seu lanche cai no chão ou no caso de salgadinhos ou um pacote de m&m´s, eles vão se esparramar no chão.
8) Se você conseguiu pegar aquele assento legal que fica um nível mais acima e resolver colocar a cara pra fora para respirar um arzinho puro da janela, podes crer que um outro ônibus vai jorrar fumaça na sua cara no exato momento em que você fecha os olhos e respira fundo. (Cof Cof)
9) Quando tudo estiver tranqüilo e nada tiver acontecido pra te incomodar no percurso, prepare-se para uma brusca freada. Um monte de gente vai cair em cima de você.
10) Pode estar o maior calor da história, mas se der uma garoinha de nada, daquelas que nem molham direito, o povão vai insistir em fechar todas as janelas e promover uma sauna pública improvisada, com direito a catinga do cara que está logo atrás se apoiando na barra, praticamente abusando sexualmente de você no meio da aglomeração.Pode ser pior ainda, uma velhinha banhada em Shirraz, Absinto , LouLou, Chanel no.5 ou todos os perfumes doces do mundo ao mesmo tempo, pode se sentar do seu lado. É tiro e queda: náuseas na hora! (olha a freada!!!!)
Lendas do busão: Histórias verídicos que viraram contos da carochinha. (Ta bom. Aconteceu mesmo).
* Dentro do busão bombado de gente, tinha o maior vômito fedido bem no assento de um dos bancos unitários. Entra um casalzinho apaixonado pela catraca. Tinham os olhos vidrados um no outro. Grude total. A garota usava uma bela calça beeeemmm branquinha. Espiou durante um milésimo de segundo um banco vazio no meio da multidão e foi em sua direção, sem tirar os olhos do olhar de seu amado. Adivinha....... não adiantou o povão todo gritar na tentativa de alertá-la sobre o vomitão. A calça branca ganhou uma estampa bem fashion na bunda. Laranjinha... tom pastel....pedacinhos de pastel, talvez...
* O cara tava no buso, pensando na vida, tranquilão. Dali a pouco entra uma mina altas gata. Ele percebe que ela está observando ele."-Wow...A mina ta me secando grandão...vou usar todo o meu charme irresistível". Ele retribuia os olhares, quando não olhava a paisagem com cara de gostosão e pose de canastrão. Sorria para ela todo confiante. Ela se aproxima olhando nos olhos dele e sorrindo timidamente. Ele treme. Depois pensa que vai se dar bem. Ela chega bem perto e sussura em seu ouvido: -"Ei, cara, sua braguilha tá aberta."
Achei que a vida de passageiro fosse passageira para mim. Reprovei no exame do Detran. Por pouco. Depois de ter ficado mais de 3 horas em pé esperando. Na hora da balisa, vi a da frente estava meio perto demais mas pelo olhômetro dava pra passar na boa. Só que eu me esqueci do pezinho da balisa...o carro encostou no maldito pezinho da balisa e fez ela dar uma tremidinha de nada. Bem de nada mesmo. Não caiu no chão, não ficou super bamba. Foi como se um ventinho tivesse passado e ela tremesse. Ouvi uns murmúrios lá pras bandas do delegado de trânsito com os outros fiscais e o meu instrutor. Uns gritavam, "Mas valeu", e o delega "Não valeu". Continuei a minha balisa, tava fazendo direitinho, quando eu tinha acabado de estacionar o carro e me preparava pra puxar o freio de mão pra ele mandar eu sair COM o carro, ele me mandou sair DO carro... Já era. Ainda rolou mais uma discussão entre eles depois que eu "terminei": "Valeu sim! Manda ela fazer novamente agora". Mas ele nem quis saber. Eles só pensam em grana, nesse Detran.
Do outro lado da rua, o pessoal que tava assistindo me perguntou se o carro tinha morrido, e eu disse que não. Eles , que estavam assistindo atentamente, nem perceberam direito a tremidinha que aquela maldita balisa deu. Mais uma grana pra desembolsar agora. Acho que eu estava confiante demais também. No percurso, fui super bem, o fiscal me parabenizou e disse que se eu ia tirar de letra a balisa. E eu fui confiante mesmo, pq desde que eu aprendi a fazer a balisa não tinha dado nenhuma mancada. Chatão. Semana que vem faço o outro exame.